Charlam, o bravo – Exemplo de uma adoção especial e maravilhosa

Charlam foi resgatado semi-morto da rua, com o rosto todo fraturado, o palato perfurado, sem poder comer ou beber água oralmente, quase sem respirar, com uma pequena fratura na bacia, sem se levantar, enfim, quase sem chances de sobreviver. Via-se que era um gato muito bonito, com pelo tipo siamês mestiço e olhos muito azuis, que le praticamente não abria. Levado para uma clínica, foi submetido a uma pequena cirurgia para colocação de uma sonda no esôfago, por onde ele se alimentava, já que, pela boca, era impossível. Charlam ficou vários dias em estado crítico. Quando melhorou um pouco, foi submetido a uma cirurgia difícil, longa e perigosa, mas necessária a sua sobrevivência, para reconstrução da face, fechamento do palato, correção do lábio, da orelha etc. Após essa primeira cirurgia, ele passou mais um tempo internado, mas ainda se alimentando por sonda, até ser submetido a uma segunda e última cirurgia. Teve gripes e diarréias oportunistas, mas resistiu a tudo bravamente, e mais, conquistou todo o pessoal da clínica onde ficou internado, durante meses. Depois de toda essa saga, ele ficou saudável, está comendo normalmente, e as sequelas foram apenas estéticas (o rosto ficou meio tortinho, com uma orelha mais alta que a outra, pois ele perdeu parte do maxilar, alguns dentes etc.). Quando estava quase pronto para adoção, e uma das veterinárias que cuidavam dele, que já tem gato, resolveu adotá-lo, fizemos o teste de Fiv/Felv, achando quase impossível que ele tivesse algum desses vírus, tamanha sua força, mas descobrimos que Charlam é FIV + (portador do vírus da imunodeficiência felina, ou aids felina). A veterinária que ia adotá-lo ficou super triste, mas, por já ter gato, e não haver vacina para FIV  no Brasil (pois, no exterior, já está em desenvolvimento), ela teve de desistir da adoção. Ficamos todos muito chateados, mas não desistimos de encontrar um bom lar para o bravo e dengoso Charlam. Até que uma das veterinárias, que também tem muitos gatos, conseguiu que seu namorado e família, que têm apenas um cachorrinho SRD, muito dócil, ADOTASSEM O CHARLAM!!! Essa família não tinha experiência com gatos, só com cães, mas recebeu nosso guerreiro com todo o carinho do mundo. Apesar de Charlam, o bravo, ter cerca de seis anos, ser FIV+ e ter ficado com o rosto meio tortinho (ele é o tortinho mais lindo e amado desse mundo!), essa família super gente boa o recebeu de braços abertos, e já o ama demais! No dia em que o Charlam deixou a clínica em direção a seu novo, definitivo e maravilhoso lar, foi uma choradeira só! Veterinários e protetores, todos choravam, de saudades e de felicidade, pois ele estava indo para um lar muito bacana, casa de veterinário e de amantes de animais. Ele não entrou na caixa de transporte de jeito nenhum, fez questão de ir no colo da veterinária que o adotou, e, ainda por cima, com a roupinha da clínica, que ele simplesmente adora! Ficamos felizes por ele, mas a saudade desse gato gentil, que sentava no colo de todo mundo e ronronava, é grande. Ele já tomou conta da nova casa, já conquistou o coração de todos os moradores, e ficou na boa com o cachorrinho da casa. Sua linda e comovente história serve também para mostrar às pessoas que gatos portadores de aids felina podem viver muitos anos e bem, que esse vírus não contagia nem humanos nem cachorros,  apenas outros gatos,  e que o fato de ser portador desse vírus não impede que esses gatos sejam adotados, amados, e sejam muito felizes. Vida longa e próspera a Charlam, o bravo e doce guerreiro felino, e à nobre família que o adotou!

21 pensamentos sobre “Charlam, o bravo – Exemplo de uma adoção especial e maravilhosa

  1. Tainá disse:

    Fiquei muito emocionada com a historia desse bravo gatinho e estou super contente com o final feliz!! Parabéns pelo trabalho de vocês e por provar pra muitos que duvidam que os gatos são tão amáveis e doces como os outros animais.

  2. Lil disse:

    Linda história,parabéns a todos envolvidos na reguperação do Charlam,que sirva de exemplo para todos.

  3. Raquel disse:

    Não contive a emoção… chorei… Desejo toda felicidade do mundo ao Charlam!!!

  4. adote disse:

    Obrigada, pessoal, pelas mensagens de apoio.
    O Charlam é um gato de muita sorte, e lutamos muito para salvá-lo e dar a ele uma família bacana para protegê-lo e amá-lo por toda a vida.
    Ele está muito feliz, e nós também!

    • luciana disse:

      QUE GRACINHA SOU APAIXONADA EM GATOS TENHO EM MINHA CASA 05 E MAIS UM EM MINHA SOGRA FORA O MEU CACHORRO…CHARLAM É LINDO É UM GATO FORTE E PRECIOSO

  5. Regina disse:

    Impossível ficar sem se emocionar ao ler esta história de esperança, superação, sensibilidade e amor aos animais. Não dá pra não chorar… Parabéns a todos os envolvidos e sejam eternamente abençoados por Deus!!!

  6. Giovana disse:

    Giovana- outubro 26, 2011

    Parabens à vocês é muito pouco. Há se o mundo tivesse algumas pessoas mais igual a vocês…
    Amo gatos,mas acho que nem eu teria toda esta capacidade que tiveram. PARABÉNS mesmo!!!

  7. isabela disse:

    chorei aqui… salve o charlam! salve a vida q temos, em qq condição!

  8. Carol Salgado disse:

    nossa… q liiindo isso… é de chorar msm… e mais ainda: de vibrar de alegria por ele e por saber q existem pessoas abençoadas por Deus!!! Vida longa ao Charlam e a sua linda família!!!

  9. rozeana disse:

    Deus abençoe as pessoas q amam animais,estou honrada em saber dessas historias!obrigada

  10. rodrigo disse:

    ja vi histórias comoventes, mas, não como esta, é um exemplo de que tudo é possivel, basta crer.
    desejo tudo de bom para o charlam e para as pessoas que agora o cuidam com muito amor e carinho.
    em breve vou me formar em veterinária, e tenho certeza que muitos desses casos eu vou acompanhar e tratar.
    é muito gratificante…..

  11. Ana Maria Souza disse:

    Como não se emocionar com uma história desta? Simplesmente linda! Eu tive 1 casal de gatinhos irmãos, eu não sabia nem que existia esta doença , foi uma surpresa p/ mim, infelizmente ela morreu antes de completar 1 aninho e ele morreu 4 meses após. Fiquei muito tristes, eles eram muito brincalhões………

  12. ginine disse:

    Eu tenho 04 siameses em casa e vivo resgatando gatinhos e doando-os.. Amo esses bichanos lindos… Parabens pela asoção do gatinho!

  13. jennifer disse:

    Olá!
    Eu amo animais quando eu crescer, quero tirar todos os animais das ruas e maltratados.

  14. Andréa disse:

    Que história linda!! Que Deus abençoe essa família que adotou o charlam! que agora também é a família dele!! recentemente perdi um gatinho com leucemia felina (Felv) foi muito sofrimento, por isso fiquei muito emocionada com a história do charlam! desejo muitos anos de vida a ele!! pois é um guerreiro!! acredito que um animal com a Fiv vive mais do que com a Felv.

  15. Denise Rodrigues disse:

    Fiquei muito emocionada também,não acho que os bons são a maioria mas acredito que no mundo há muita gente que se importa com a vida. Que bom que ele achou um lar.

  16. Denise Rodrigues disse:

    são histórias assim que me dão esperança como ser humano….

  17. Dora Correa disse:

    Um exemplo maravilhoso dessa família que o adotou, e também é maravilhoso saber que foi super cuidado e amado pela clínica veterinária que o ajudou a ter uma chance na vida.

  18. Angela Laurinda disse:

    Não contive as lágrimas, Que emocionante e que exemplo de força e superação. Vida longa ao Charlam… Parabéns para toda equipe p/ Charlam e para a família que o adotou.

    Eu amo gatos!!!

  19. Romero disse:

    A história do Charlam é muito bonita, porque a história das pessoas que o adotaram também é. Eles compreenderam como se vive!

  20. Nandovoz disse:

    Emocionado antes de ler só vendo a imagem já fiquei choroso, quando comecei a ler as lágrimas rolaram, impressionante a história desse lindo ser chamado charlam, parabéns a todos os seres humanos que protegem os animais, vocês são verdadeiros heróis.Que Deus abençoe a todos ♥

Deixe um comentário

